segunda-feira, 10 de outubro de 2011

750 anos do nascimento do Rei D. Dinis


Ontem, dia 9 de Outubro comemorou-se os 750 anos do nascimento do Rei D. Dinis.

Nasceu a 9 de Outubro de 1261, provavelmente em Lisboa e faleceu a 7 de Janeiro de 1325 em Santarém, aos 64 anos de idade.

Foi o sexto rei de Portugal, com o cognome de o Lavrador, por ter mandado plantar o pinhal de Leiria, que ainda hoje conhecemos, ou como Rei-Poeta, pela sua obra literária.
Filho de D. Afonso III de Portugal e da infanta Beatriz de Castela. Foi aclamado rei em Lisboa em 1279, tendo subido ao trono com 17 anos. Reinou entre 1279 e 1325, durante 46 anos.Em 1282 desposou Isabel de Aragão, que ficaria conhecida como Rainha Santa Isabel de Portugal.



O Arquivo Nacional da Torre do Tombo tem uma exposição dedicada aos 750 anos do nascimento de D. Dinis, intitulada: DIONISIUS REX: Documentos de D. Dinis na Torre do Tombo; de 10 de Outubro a 31 de Dezembro de 2011.

Ver: http://antt.dgarq.gov.pt/noticias/o-nascimento-de-d-dinis
 


Uma das suas 51 Cantigas de Amigo:


Ai, flores, ai, flores do verde pino


--- Ai, flores, ai, flores do verde pino,


se sabedes novas do meu amigo?


Ai, Deus, e u é?

 
Ai, flores, ai, flores do verde ramo,


se sabedes novas do meu amado?


Ai, Deus, e u é?


Se sabedes novas do meu amigo,


aquel que mentiu do que pôs comigo?


Ai, Deus, e u é?


Se sabedes novas do meu amado,


aquel que mentiu do que mi à jurado?


Ai, Deus, e u é?


--- Vós me preguntades polo vosso amigo?


E eu ben vos digo que é sano e vivo.


Ai, Deus, e u é?




Vós me preguntades polo vosso amado?


E eu ben vos digo que é vivo e sano.


Ai, Deus, e u é?




E eu ben vos digo que é sano e vivo


e seerá vosco ante o prazo saido.


Ai, Deus, e u é?

 
E eu ben vos digo que é vivo e sano


e seerá vosco ante o prazo passado.


Ai, Deus, e u é?

Sem comentários:

Enviar um comentário