quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 12 de Outubro alguns dos utentes do Centro de Dia de Alcaravela vieram a mais uma vez ao Espaço Internet.

Como é costume, o Sr. Augusto Serras não precisa de grandes ajudas porque já sabe manusear bem o computador. Desta vez trazia uma cábula num papel para poder escrever no computador.

Os restantes escreveram algumas mezinhas para as constipações. Numa altura em que o frio começa a aparecer ao entardecer, todo o cuidado é pouco, por isso escreveram algumas mezinhas.

A D. Júlia entretanto começou a falar nas Broas dos Santos, por isso escreveu a receita das broas. As quantidades são "a olho" e estas broas são cozidas em forno de lenha, porque a maioria destes idosos ainda têm forno de lenha. Este sim é um processo mais complicado, é preciso conhecer o forno; saber qual a cor certa dos tijolos que indica a temperatura; tapar a porta e ir vendo; se tiver demasiado quente, afastam-se as brasas e tampam-se com uma telha.

Uma das variantes desta receita é acrescentar nozes ou amêndoas. Mas o Sr. Augusto disse logo que antigamente não havia nem uma coisa nem outra para estes lados, por isso não se usavam nas broas. Mas eu lembro-me da minha avó usar, tinha algumas nogueiras e amendoeiras.

Algumas curiosidades: para pincelar com a gema do ovo usavam um bocado de pano para o fazer, nós agora já temos os picéis; amassar era num alguidar de barro e depois de amassadas, eram colocadas num tabuleiro de madeira.










Sem comentários:

Enviar um comentário