terça-feira, 13 de setembro de 2011

Floresta Encanta(da) IV

Herbário das Espécies
Em vez de colarmos numa folha as espécies, reunimos e dividimos por sacos, de forma a que cada saco tivesse espécies diferentes, árvores de fruto, gramíneas, etc.

 
Gelatina
Qual é a sobremesa mais simples de fazer? A gelatina, claro.
Uma sobremesa saudável, com cálcio, boa para os ossos, unhas e cabelo; com pouco açúcar e fresca para o verão.
Foi o que nós fizemos, apesar de alguns meninos nunca terem feito em casa, tiveram a sua primeira experiência.

Jogo das Palavras
Como fizémos a gelatina em pouco tempo, de seguida fizemos um jogo muito simples e que reforça a aprendizagem de novo vocabulário. Tinham de adivinhar o nome da árvore da nossa floresta que estava naquela linha. Uma espécie de jogo da forca, mas só com árvores da floresta portuguesa.

Visita à Lapa

A poucos quilómetros da Biblioteca temos a Lapa, uma zona de lazer, uma espécie de praia fluvial. Aí colocámos aquilo que tínhamos andado a aprender em prática. Além da parte histórica, com a capela de Nossa Senhora da Lapa, a própria Lapa em si; fomos tentar encontrar espécies animais, a fauna, alguns peixes, alfaiates e libelinhas. Mas também vimos as espécies vegetais, a flora. Muitos eucaliptos, chorões, pinheiros e uma espécie invasora e que cada vez ocupa mais espaço e tenta abafar as espécies autóctones, ou seja, aquelas que sempre lá viveram: as mimosas. Infelizmente é uma zona com bastantes.
Tentámos fazer uma corrida com limões e laranjas pequeninas, mas como havia pouca corrente, não correu como previsto; e ainda tivemos tempo para o jogo do lenço.
No final, lanchámos e comemos a gelatina que tinha sido feita na véspera.

Jogos tradicionais

No dia seguinte foi o dia de jogos tradicionais. Nada mais tradicional que uma corrida de sacos. Foi muito divertido.

Flores de quilling
A técnica de quilling é feita através de tiras de papel enroladas. Muito simples e com efeitos muito engraçados.
Fizeram flores…ficaram muito bonitas; e o mais engraçado é que todas são diferentes, mas cada um à sua maneira conseguiu fazer flores muito bonitas.













Sem comentários:

Enviar um comentário