segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Profissões antigas

No mês de Março de 2009 a Biblioteca começou com uma actividade direccionada para as escolas sobre as profissões de outros tempo.
É uma forma diferente de aprendizagem por parte das crianças que participam, pois ficam com conhecimentos de outras realidades, formas muito diferentes de viver, retendo uma pequena ideia de como era viver noutros tempos.

Começámos no dia 9 de Março, na altura a actividade designava-se Vamos Ouvir uma História, actualmente por Profissão dos Nossos Avós. Nesse dia tivémos a visita do Sr. Júlio Grácio, antigo técnico de farmácia e da turma do 1º Ciclo de Sardoal, as professoras Sara, Ilda e Ana.

O Sr. Júlio Grácio explicou como era muito mais demorado ir à farmácia, pois os medicamentos não estavam feitos. As pessoas levavam a receita e o farmeceutico tinha de fazer o medicamento desde o início. Tinham prateleiras cheias de substâncias, umas mais químicas, outras mais naturais, que iam misturando. O Sr. Júlio tinha um livrinho onde apontava todas as formúlas, para saber como o medicamento era feito e quais as quantidades.






A atenção da turma.



O Sr. Júlio a explocar como fazer um funil de papel.




Como fazer um comprimido, dentro de hóstias.




Alguns instrumentos: seringas, almofariz, hóstias.




O Sr. Júlio a ler o livro de fórmulas e a turma quando se perguntou: "Alguém tem perguntas?".

Sem comentários:

Enviar um comentário