segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Forno Solar

Nas férias do Verão uma das actividades na Semana do Sol foi a construção de um forno solar.
Pode parecer estranho, mas o que é certo, é que funciona mesmo!

Para quem quiser experimentar esta avntura, sim, trata-se de uma aventura; só precisa de duas caixas de papelão, placas de esferovite, papel de alumínio e um vidro. Sim, é mesmo só isto!
As caixas devem ser de tamanhos diferentes e as palcas de esferovite vão ficar a preencher o espaço entre as caixas. Depois desta operação, coloque a folha de papel de alumínio a forrar o interior das caixas e coloque o vidro como tampa. Este dever ser ligeiramente maior que a caixa.
Nós experimentámos com um bolo, num dia de muito calor, 1 de Julho de 2009. Convém ser numa forma preta, para absorver mais calor.
Parecia ser mais simples, contudo revelou-se complicado. A nossa primeira tentativa não correu muito bem, pois o bolo não cozeu a tempo do lanche....e quando a Biblioteca fechou, às 17.30 ainda não estava cozido. Levámos para casa, para acabar de cozer em forno tradicional.
No dia seguinte, logo pela manhã, fizémos outro bolo. Assim, às 10h já estava ao sol! Fomos vendo a evolução e pelas 16h finalmente estava pronto a servir no lanche!




Caixas de tamanhos diferentes.

Placas de esferovite.
Forrar com papel de alumínio.













Forno terminado.



Colocar o bolo no forno.




Equipa quase completa e o bolo no forno.

Sem comentários:

Enviar um comentário