segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O Primeiro Postal de Natal

As pessoas perderam o hábito de enviar postais de Natal, agora recorrem ao e-mail ou às sms, mas o primeiro postal de Natal apareceu em Dezembro de 1843, em Inglaterra, há 168 anos.

O director daquele que viria a ser The Victoria and Albert Museum, na altura South Kensington Museum, Sir Henry Cole, pediu ao pintor John Callcott Horsley para o fazer.

Por hábito, Sir Henry Cole escrevia todos os Natais cartas aos seus familiares, amigos e conhecidos, mas devido ao seu trabalho, o tempo era pouco para escrever tantas cartas. Nessa altura era habitual comprar papel de carta com motivos natalicios, ou postais de festas, onde acrescentava as boas festas. Foi a partir daqui que Sir Henry Cole teve a ideia de pedir a um pintor para criar um postal com uma única mensagem que pudesse ser duplicada e enviada a todas as pessoas da sua lista.
A primeira edição destes postais foi colorida à mão, nestes podia ver-se uma família a festejar com a legenda Merry Christmas and a Happy New Hear to You (Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para ti).
Os postais que não foram utilizados por Sir Henry, venderam-se na Summerly's, por 1 xelim. Venderam-se muitos postais, cerca de 1000. 

Mas no ano seguinte, Sir Henry não usou o método dos postais, mesmo assim o hábito de enviar postais de Natal rapidamente se espalhou não só por toda Inglaterra, mas também um pouco por todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário