segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Austrália V

O último dia dedicado à Austrália foi uma grande animação.

Jogámos alguns jogos tradicionais. Este país têm alguns jogos levados pelos europeus, principalmente pelos ingleses; e tem outros mais antigos, dos Aborígenes.

Como os nossos já conhecemos...ou pelo a maioria deles, mas dos outros países não. Por isso, para algumas países foi feita uma pesquisa sobre o assunto.

O primeiro foi "Cair, cair, cair", ou "Down, down, down".
Originalmente o jogo terá uma bola feita de pele de canguru...pois eles usam muito a pele de canguro, nós usámos uma bola de ping-pong...mas pode ser com outra bola pequena.

Dois a dois, vão atirando a bola um ao outro; quem deixar cair a bola, põe um dos joelhos no chão e continuam a jogar. Quando voltar a cair, põe o outro joelho; depois um cotovelo, depois o outro e termina quando colocar o queixo no chão.
É dificil se estiverem muito longe, o truque está em manterem-se mais próximos. Complica-se muito quando estiverem os dois com os cotovelos no chão... Mas é muito divertido!
Foi uma grande animação.


O segundo jogo foi "Preso na Lama".

É parecido com o jogo da Estátua. Uma das crianças é a "coisa", que vai tentar apanhar as outras. Estas quando são tocadas pela "Coisa" congelam e ficam presas na lama. Têm de ficar na posição em que foram apanhadas. Mas há uma forma de sairem, se alguma das outras conseguir passar por entre as pernas, assim "descongelam" e podem continuar a jogar. O jogo termina quando todas tiverem presas na lama.

O terceiro foi uma repetição de um que já tínhamos jogado mas eles já não se lembravam.

Quando foi a semana dedicada ao Reino Unido um dos jogos foi "Que horas são Sr. Lobo".
 Um faz de lobo e vira-se de costas para os restantes; os outros estão ao fundo da sala em linha e perguntam: Que horas são Sr. Lobo?, ele vai dizendo, são 2h e eles dão dois passos; 3h e dão três passos...mas quando o Lobo responder Pequeno-almoço; almoço, jantar, o lobo vira-se e tenta apanhar alguém. Quem for apanhado será o lobo seguinte.

Havia mais..mas a animação foi tal e repetimos tantas vezes, que não tivemos mais tempo para outros.



Sem comentários:

Enviar um comentário