quarta-feira, 12 de maio de 2010

Profissão dos Nossos Avós - Ferreiro

No dia 11 de Maio tivemos a visita do Sr. João Gomes, um dos poucos ferreiros, se não o único, do nosso concelho.



O 1º Ciclo de Valhascos veio então saber mais coisas sobre a Profissão dos Nossos Avós.

Ficamos a saber que o Sr. João aprendeu esta profissão em Santarém, quando tinha 13 anos; com outros rapazes.

Com a ajuda de alguns funcionários da Câmara, trouxeram da sua oficina a forja e uma bigorna, esta é muito pesada!

A forja ainda esteve um bocadinho a aquecer o carvão, e para isso era preciso dar à manivela. Antigamente era de fole, mas agora é mais moderna. O ferro ia aquecendo, para que depois pudesse passar para a bigorna, e com a marreta bater com força, de maneira a pressionar o ferro a adquirir a forma pretendida, fosse um escopro ou uma cunha. Quando o ferro ficava como queria, o Sr. João punha dentro de um balde para que arrefecesse e ficasse rijo. E desta forma, ficava pronto.

Trazia exemplos de outras ferramentas que também faz, como ferraduras, enxadas, enxadões, etc.


Para aproximar ainda mais as crianças desta profissão, o Sr. Gomes deixou-as mexer na forja. Assim, tiveram a dar à manivela para alimentar o carvão, para que este aquecesse o ferro. Todos quiseram experimentar, o pior foi as fagulhas... Quando davam muita velocidade, parecia fogo de artifício.

Foi uma animação!

Depois também experimentaram bater no ferro na bigorna, com a marreta, mas era pesada, assim batiam com um martelo. Para mostrar como dantes se fazia quando as peças eram grandes, batiam dois a dois, uma das crianças de um lado e o Sr. João do outro. Até a professora experimentou!

Alguns dos meninos ficaram de tal forma entusiasmados, que já diziam que queiram ser ferreiros. E alguns tinham bastante jeito e força, segundo a opinião do Sr. João.

A intenção é mostrar às crianças profissões de outros tempos, a maioria em extinção, com poucas pessoas a exercer e sem seguidores. São profissões que dão pouco dinheiro, no caso do ferreiro, muitas das coisas são compradas nas lojas e já não mandam fazer. Por isso, o Sr. João faz de tudo, desde um simples escopro a uma cama de ferro. Por isso, já sabem, se precisarem de alguma coisa para a horta, construção ou para casa, peçam ao Sr. João para fazer.

No final, além de terem ficado com algumas noções da profissão, ficaram contentes, pois experimentaram mesmo, pior foi terminar...não queriam ir embora.

 

Pela nossa parte, agradecemos ao Sr. João Gomes, pela sua amabilidade e disponibilidade.





Sem comentários:

Enviar um comentário