No dia 10 de Maio os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal vieram à Biblioteca para a Hora do Conto. Ouviram a história Avoa, avoa por cima de toda a folha, do livro Zás, Trás, Pás: eis o conto que o livro tráz, adapatação de Rosa Maria Alves Lopes Oliveira, publicado pela Associação de Municipios das Terras de Santa Maria.
Trata-se de uma história tradicional, que fala de um sapateiro casado com uma bruxa....Ele achava muito estranho a mulher desaparecer nas noites de sexta-feira de lua cheia...até que tem a ideia de fingir que dormia para seguir a mulher. Assiste ao ritual de transformação dela, mas não decora a palavra mágica...enquanto a mulher viajou por cima de toda a folha, o pobre homem viajou por baixo. Foi até uma clareira, sendo confundido com o diabo, vingou-se nas outras bruxas, a sua mulher foi poupada e nunca mais se transformou em bruxa.
A história foi o ponto de partida para a partilha de histórias da infância dos participantes. Quem nunca ouviu falar de histórias de bruxas? Todos tinham histórias para contar. Desde as encruzilhadas à meia-noite com bruxas; quando se descobria uma não podia revelar a terceiros ou algo de mal acontecia.
Histórias que antigamente eram contadas nos serões, antes da televisão, é claro. Era uma forma de convívio que se tem vindo a perder, tal como esta histórias.
Sem comentários:
Enviar um comentário