João Aguiar morreu ontem, dia 3 de Junho, aos 66 anos,vítima de cancro.
O texto que se segue foi retirado do Autor em Destaque do mês de Outubro de 2009.
Nasceu em Lisboa a 28 de Outubro 1943.
Licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas, profissão que abraça há mais de 40 anos, mas vive hoje em dia da escrita. Os seus romances históricos têm grande aceitação do público, tem mostrado que é possível escrever sobre História como se de um romance se tratasse.
Larga experiência em escrever para crianças, escreveu durante anos para a “Rua Sésamo”.
Tornou-se escritor há mais de 20 anos, afirma que "até agora tenho conseguido não ser um escritor comercial, recuso-me a fazer uma escrita comercial."
Escreveu para o "Bando dos Quatro", onde há um adulto, o Tio João, uma caricatura de mim próprio, que está sempre a fumar cachimbo - hoje já não fuma.
A sua actividade jornalística resume-se à publicação de uma crónica mensal na revista "Super Interessante" e outra na revista "Tempo Livre".
O seu primeiro romance e primeiro grande êxito, foi "A Voz dos Deuses" (1984) um dos maiores sucessos literários em Portugal, nos últimos anos, que já leva 20 edições. Foi a nossa sugestão de leitura do mês de Maio.
Continuou no romance com sabor histórico, fez incursões ao fantástico e ao Oriente, com "O Dragão de Fumo" e "A Catedral Verde". Para televisão fez o guião e os diálogos de "A Marquesa de Vila Rica" e "Os Melhores Anos". Para cinema fez os diálogos e é co-autor do guião de "Inês de Portugal".
Sem comentários:
Enviar um comentário