sexta-feira, 2 de abril de 2010

Doce Páscoa IV - Lamparinas

No dia 1 de Abril preparamo-nos para a cerimónia religiosa que ira acontecer à noite: a Porcissão dos Fogaréus. Assim, fizemos lamparinas para enfeitar as varandas da Biblioteca.
Para aproveitar e reutilizar material já usado, a apartir de frascos de doce, de chocolate, salsichas, azeitonas, etc e de latas de fermento, salsichas, milho, etc, fizémos as nossas lamparinas.

O trabalho estava a cargo das crianças, pois tinham de as pintar segundo a imaginação delas. umas pintaram por fora, outras por dentro; as latas foram furadas para deixar passar a luz.

Enquanto ficaram a secar ao sol, fomos fazer um pequeno passei pelas capelas mais próximas da Biblioteca, a Capela do Espírito Santo e a de Nossa Senhora do Carmo, para vermos em primeira mão os tapetes de flores feitos durante a noite anterior.

Regressámos e fomos ver o efeito das velas acesas dentro das lamparinas.

A procissão passa nas ruas velhas e algumas crianças vivem lá ou têm familiares, por isso, essas levaram para casa. As restantes foram colocadas nas varandas.

Esta procissão é uma das mais bonitas que acontecem durante a Semana Santa no Sardoal, a electricidade pública é desligada e as ruas ficam apenas com a iluminação das velas e lamparinas que as pessoas colocam nas varandas e janelas.
























Sem comentários:

Enviar um comentário