terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Como é o Natal nos outros países?

Como nós comemoramos o Natal, todos o sabemos, apenas muda a ementa de região para região. Mas como será nos outros países? E naqueles que não têm como base nenhuma vivência católica?

Em Inglaterra enviam-se postais de Boas Festas à família e aos amigos durante o mês Dezembro, que ficam expostos nas paredes, só podendo ser retirados no dia 6 de janeiro, Dia de Reis. Todas as casas ficam decoradas a verde e vermelho. São muitas as crianças que escrevem cartas ao Pai Natal. Na noite de Natal, as crianças andam pelas ruas a cantar canções de Natal. Em troca, as pessoas dão-lhes pequenos presentes ou guloseimas. Em casa, as crianças penduram meias enormes aos pés da cama para receberem presentes. Para o Pai Natal e as suas renas, deixam-se bolos e vinho do Porto ao pé da árvore de Natal. Na ceia de Natal há sempre perú com castanhas e o famoso pudding.

Na Polónia não se come carne vermelha na ceia de Natal. Depois de todos se sentarem à mesa, apenas a dona de casa levanta-se para servir a refeição. Só no pequeno-almoço do dia 25 é que podem comer carne vermelha. Os presentes são trocados muito tempo antes, no dia 6 de Dezembro, dia de São Nicolau.

Na Dinamarca as ruas são iluminadas e enfeitadas com grinaldas e ramos de pinheiro e, desde os primeiros dias, as casa são enfeitadas com ramos de pinheiro, anjinhos duendes e estrelas de palha. As crianças escrevem muitas cartas aos amigos e família e os correios fazem sempre uma edição especial de selos.  Costumam pendurar no tecto uma coroa com 4 velas. Toda a família vai à floresta para cortar o pinheiro. São as crianças que fazem os enfeites para a árvore de Natal. O jantar começa às 6 da tarde. No final, serve-se arroz doce, no qual se meteu uma amêndoa com casca. Quem ficar com a amêndoa recebe o porquinho da sorte, feito com massapão. A seguir ao jantar, vão para a sala onde está a árvore e o pai acende as velas que estão no pinheiro. Toda a família faz uma roda em volta da árvore, escolhem canções de Natal e todos cantam.

Cada região em França tem o seu prato tradicional, para uns é ganso, noutros o peru com nozes e em Paris são as ostras. Os franceses, gostam muito do presépio, geralmente feitos em peças de cerâmica.

Na nossa vizinha Espanha as crianças recebem presentes a 25 de Dezembro, mas os mais importante são apenas recebido no dia 6 de Janeiro, dia em que os Reis Magos.

Os chineses cristãos comemoram o Natal decorando suas casas com coloridas lanternas de papel. Têm também árvores, a que chamam de árvores de luz, que são decoradas com lanternas, flores e outros enfeites de papel. No entanto, a grande maioria dos chineses não é cristã. Para essa população a principal festividade deste período é a comemoração do Ano Novo chinês que acontece numa data variável no final de janeiro.
Na Irlanda os festejos começam doze dias antes do Natal. Este período chama-se Little Christmas, o Natalzinho. No dia de Natal põem-se velas no parapeito da janela. Antes de irem à missa, deixa-se um copo de uísque para o Pai Natal e cenouras para as renas que puxam o trenó. Os presentes abrem-se no dia de Natal. O almoço de Natal começa às 2 ou 3 da tarde. No dia 26 de Dezembro, é o Stephen’s Day. Muitos irlandeses assistem às corridas de cavalos, enquanto outros cantam pelas ruas. Também se fazem apostas nas corridas de cavalos nas cidades. No campo, os Wren Boys, vestidos à moda antiga, andam de porta em porta, cantando e tocando para que as pessoas lhes dêem moedas.

No Japão o Natal foi introduzido pelos missionários cristãos. Mas, ultimamente, a grande maioria da população também passou a comemorar esta data, até porque eles gostam de importar as comemorações ocidentais. Na cultura japonesa existe uma longa tradição de troca de presentes.  O presépio encanta especialmente as meninas japonesas, que gostam de montar os seus próprios presépios. Mas a data mais importante para os japoneses no seu calendário de comemorações, é o Ano Novo.

Nos Estados Unidos da América gostam de toda a exuberância que pode ter o Natal. Decoram as ruas e casas com luzes e figuras, quanto mais brilho melhor . As casas recebem guirlandas e velas vermelhas.  Na véspera, os vizinhos juntam-se para cantar algumas canções.

Em Itália as crianças esperam a visita da Befana, uma velhinha que traz presentes para os que se comportaram bem e castigos para aqueles que se comportaram mal. A entrega dos presentes é feita no dia 6 de Janeiro, dia de Reis, lembrando a visita dos Reis Magos ao menino Jesus.

Na Suécia no dia 6 de Dezembro as crianças escrevem cartas que são trocadas por saquinhos de bombons por São Nicolau. No dia 13 de dezembro, (dia de Santa Luzia), fazem procissões onde carregam tochas acesas. Na noite de Natal, a filha mais velha da família veste-se de branco, com uma grinalda e sete velas acesas na cabeça, serve café com bolinhos para a família.

Na Índia usam-se pequenas lamparinas como enfeites que são colocadas sobre os telhados e muros. Mas, nas igrejas utilizam-se velas e uma flor, o bico de papagaio, embora seja uma flor mexicana, tornou-se a flor do Natal de vários locais na Índia.

Na Coreia pode ver-se desfilar o Pai Natal, mas castigam e proíbem a presença do Menino Jesus.
 
Na Autrália como o Natal acontece numa época do ano em que o calor é intenso, muitos o comemoram na praia. Como manda a tradição, o peru e os presentes (que são entregues dia 25) fazem parte desta ocasião.
 
Na Filândia é o oposto, está muito frio. Neste país, o uso de saunas na véspera do Natal tornou-se uma tradição, assim como a visita a cemitérios, em homenagem aos entes queridos.
 
Na Islândia tal como noutros países cristãos, o Natal é a festa das crianças e só termina a 6 de Janeiro, Dia de Reis. Em islandês, Natal diz-se Jol. Os Jolasveinar são os duendes de Natal. Desde o princípio do mês de Dezembro, as crianças colocam sapatos no parapeito da janela. Se se portarem bem, o Pai Natal deixa-lhes presentes. Caso contrário, o presente será apenas uma batata.

 No Iraque como é um país com poucos cristãos, a tradição natalina se baseia na leitura da bíblia, feita em família.

Durante o Natal no México, a população aproveita não só para distribuir presentes, mas para relembrar os difíceis movimentos que antecederam o nascimento de Jesus e a população participa em procissões.

Um país rico em tradições natalícias é a Alemanha. Na noite de Natal, todos se reúnem nas suas casas, cantam e acendem as velas da árvore de Natal. Nas famosas Feiras de Natal pode-se comprar tudo para as festividades: enfeites, pães, a árvore, figuras do presépio, pães de mel, amêndoas torradas, brinquedos de madeiras, artigos de lã, caramelos, chocolates.



Feliz Natal noutras línguas:

Albanês – Gezur Krislinjden
Alemão – Frohe Weihnachten
Armênio – Shenoraavor Nor Dari yev Pari gaghand
Basco – Zorionak
Catalão – Bon Nadal
Coreano – Chuk Sung Tan
Croata – Sretan Božić
Castelhano – Feliz Navidad ou Felices Pascuas
Esperanto – Gajan Kristnaskon
Finlandês – Hyvää joulua
Francês – Joyeux Noël
Grego – Καλά Χριστούγεννα
Inglês – Merry Christmas
Italiano – Buon Natale
Japonês – Merii Kurisumasu (adaptação de Merry Christmas)
Mandarim – Kung His Hsin Nien
Neerlandês – Prettig Kerstfeest
Romeno – Sarbatori Fericite
Russo – S prazdnikom Rozdestva Hristova
Sueco – God Jul
Ucraniano – Srozhdestvom Kristovym


Sem comentários:

Enviar um comentário