José de Sousa Saramago nasceu a 16 de Novembro de 1922, na Azinhaga, Golegã.
Filho de José de Sousa e Maria da Piedade, no seio de uma família de agricultores. Saramago era a alcunha pela qual a sua família era conhecida, tendo ficado assim registado pelo funcionário do Registo Civil, ou teria ficado com o mesmo nome de seu pai. Aos dois anos vai viver com os pais para Lisboa. Devido a dificuldades económicas, não frequenta a Universidade, tendo-se formado numa escola técnica. O seu primeiro emprego foi de serralheiro mecânico.
Com 25 anos publica o seu primeiro romance Terra do Pecado, em 1947; ano em que nasce a sua filha, Violante, do seu primeiro casamento.
Para aumentar os seus rendimentos, na altura era funcionário público, traduz obras de Hegel, Tolstoi e Baudelaire. A sua segunda obra foi recusada na editora, permanecendo inédita até hoje, Clarabóia. Em 1975 vai trabalhar para o Diário de Notícias, seguindo-se o Diário de Lisboa e regressa ao DN como Director-Adjunto, sendo posteriormente demitido após o 25 de Novembro, dedicando-se exclusivamente à literatura.
A obra que lhe deu o reconhecimento internacional com o Prémio Nobel foi publicada em 1984, Memorial do Convento; seguindo-se muitos outros.
Em 1986 conheceu a sua segunda companheira, Pilar del Rio, que o acompanhou até ao final da sua vida.
Ficou conhecido por usar um estilo oral, usando a pontuação de uma forma não convencional, usando vírgulas onde a maioria usaria pontos finais, e os parágrafos seriam capítulos de outros autores. Em 2003 foi considerado o mais talentoso romancista vivo nos dias de hoje, pelo crítico Harold Bloom, designando-o de “Mestre”.
A 10 de Dezembro de 1998 recebe o Prémio Nobel da Literatura.
Conhecido pelo seu ateísmo e pelas suas polémicas, sendo o seu alvo principal a Igreja e o Capitalismo. Foi membro do Partido Comunista Português e fundador da Frente Nacional para a Defesa da Cultura.
Faleceu no dia 18 de Junho de 2010, aos 87 anos de idade na ilha de Lanzarote, Espanha.
Na Biblioteca
Caim
Ensaio sobre a Cegueira
Memorial do Convento
Levantado do Chão
O Ano da Morte de Ricardo Reis
O Evangelho segundo Jesus Cristo
Ensaio sobre a Lucidez
A Maior Flor do Mundo
DVD
Ensaio sobre a Cegueira
Sem comentários:
Enviar um comentário