terça-feira, 19 de outubro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 18 de Outubro a Santa Casa da Misericórdia veio à Hora do Conto.

Depois de um intervalo, regressaram às actividades na Biblioteca.

Como é o mês da comemoração dos 100 anos da Implantação da República foram lidas duas histórias do livro 7X1910, Histórias da República, de Margarida Fonseca Santos, da Gailivro.

Depois conversámos sobre como era viver nesses tempos. Não se lembravam dos familiares terem falado sobre a Implantação, eram outros tempos.
As dificuldades são tema comum aos dois grupos que frequentam as actividades da Biblioteca.
O excesso de trabalho, a comida, partes da história relacionadas com o Estado Novo, as perseguições da Pide; mas também da seriedade das pessoas naqueles tempo. A palavra era dada como juramento e hoje em dia nada disso se passa, têm de ter muito cuidado para não serem enganados.

Como está quase a chegar o dia da Feira da Fossa, já no próximo dia 28 de Outubro, falamos sobre essa feira noutros tempos.
Havia muitos animais à venda e vinham de longe, do Alentejo. Porcos, carneiros, cabras, alguns bois, muitos cereais, alguma roupa; mais de homem...porque a de mulher era essencialmente feita em casa.
Esta feira como tem data fixa podia calhar num dia de semana, mas se assim fosse, era um dia em que não iam trabalhar, pois era realmente importante vir.



Sem comentários:

Enviar um comentário