Entre os dias 5 a 9 de Julho a semana foi dedicada a Espanha.
Alem de ficarem a conhecer o hino de Espanha, que por sinal é o único que não tem letra; ficaram a conhecer outras coisas do país.
Começaram pelas características castanholas, pois claro. Mas não ficaram mesmo iguais às originais, fizeram a partir de material reutilizado, papel e tampas de garrafa.
No dia seguinte seguiram-se leques. Nada melhor para o calor que se fez sentir nessa semana! Foi muito simples, uma folha de papel onde as crianças fizeram desenhos e decoraram como quiseram, dobrar e já está o leque feito.
Seguiu-se uma das figuras mais emblemáticas da arte espanhola: Pablo Picasso. Pode paracer complicado, mas através da expressão artística de Picasso, com o seu cubismo, as crianças conseguiram idealizar formas semelhantes para "copiar" o estilo. o resultado foi fantástico.
No último dia dedicado a Espanha construiram um castelo. Tal como Portugal, é um país com castelos, com um passado semelhante ao nosso, com necessidade de fortificações para se refugiaram em caso de ataques.
O material foi simples, uma caixa de cartão, rolos de cozinha, papel para as torres, tinta e imaginação.
De 12 a 19 de Julho foi a vez do México.
Começaram também por conhecer o hino e algumas curiosidades.
Ficaram a saber que a história do México inclui civilizações antigas, uma delas a civilização Maia. Pode parecer complicado, mas fizeram uma brincadeira com o alfabeto Maia. Tinham de escrever uma mensagem com os símbolos dessa forma de comunicação e depois tentaram descobrir.
As maracas são um instrumento musical oriundo do México; apesar de aí serem redondas...as nossas ficaram ligeiramente diferentes, mas muito divertidas. Foram fietas com garrafas de água decoradas a gosto, com pedrinhas no interior para fazerem barulho.
Muitas pessoas viajam para o México para aproveitar as suas praias, lindas e cheias de peixes. Com essa ideia, as crianças fizeram um "fundo" do mar...imaginário, claro.
O outro dia foi dedicado a jogos tradicionais.
O último dia foi dedicado a fazer caranguejos.....simples de fazer. Basta um prato de plástico, tiras de cartolina para as patas, tintas e imaginação para os pintar.
Sem comentários:
Enviar um comentário