No dia 28 de Julho a actividade foi especial: uma escavação arqueológica.
A maioria dos achados do Antigo Egipto foram encontrados através de escavações arqueológicas, ou seja, retiram da terra os objectos. Por isso, foi pensada uma actividade diferente, até porque temos cá uma arqueóloga, a Martinha Serras.
Foi também uma forma de sensibilizar as crianças para a importância dos achados, de forma como devem ser tratados sempre que são encontrados.
Pedimos ajuda ao Sr. Valentim, o qual trouxe-nos terra para podermos fazer a encenação. Com alguns brinquedos, missangas e um pote. Este último servia de exemplo de como os achados devem ser entregues aos museus ou a pessoas competentes, pois por mais pequenos que sejam, podem ser importantes.
A parte inicial foi rápida, encontraram muitas, mas depois, com a terra toda mexida, começou a ser mais complicado..desconfiamos que tenha ficado qualquer coisa ainda lá na terra.
Depois fomos lavar os nossos achados arqueológicos.
O engraçado é que a terra que nos foi trazida, tinha mesmo achados, cerâmicas e até ossos de animal. Ficou muito mais interessante a nossa escavação.
Foi muito divertido, apesar do calor...mas tinhamos a sombra de uma laranjeira e no final refrescamo-nos com a mangueira..sim...porque ficamos cheias de terra.
Sem comentários:
Enviar um comentário