sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Sobreiro: Árvore Nacional de Portugal

Desde ontem, ou seja, dia 22 de dezembro que o sobreiro é a Árvore Nacional de Portugal.
Tal como a bandeira e o nosso hino são símbolos nacionais, agora também faz parte o sobreiro.

É uma árvore que está sob protecção legal desde 2001. Em Portugal ocupa uma área de cerca de 737 mil hectares, dos 3,45 milhões de floresta existente.


A extracção de cortiça e sua exportação, já representa 10% do total de exportações, sendo Portugal o maior produtor de cortiça a nível mundial.

A nossa vila tem um exemplar fantástico, o sobreiro de D. Maria.

(a imagem retrata apenas parte do sobreiro de D. Maria)

Doce Natal II: Bolo-rei

Como sempre as atividades de culinária, neste caso doçaria, são sempre das mais esperadas. E assim foi, no dia 22 de dezembro fizemos Bolo-rei. 

Para que todos pudessem fazer o seu próprio Bolo-rei, a receita foi dividida em pequenas partes e cada um fez um mini bolo-rei.

Para uma das crianças era a primeira vez que ia partir um ovo! E lá partiu com muito cuidado! Para a maioria é das poucas oportunidades que têm de fazer coisas relacionadas com a culinária, porque em casa só vão à cozinha para comer.

A nossa receita foi adulterada um bocadinho, porque a original levava vinho do Porto e aguardente, que retirámos e pinhões...estão demasiado caros.

Quem participa já sabe, todas as catividades de culinária começam por lavar muito bem as mãos. Depois cada um recebeu uma taça. O primeiro ingrediente foi um pouco de leite frio, ao qual juntámos fermento de padeiro e foi dissolvido. Depois foi o açúcar e a margarina; seguiram-se os ovos e por fim a farinha. Depois foi mexer até fazer bolhinhas. No final acrescentaram-se as frutas cristalizadas e os frutos secos, as amêndoas e as nozes. E mexeram.

 
Quando estava tudo bem envolvido, polvilhou-se a mesa com farinha, retirou-se a massa e estendeu-se em forma de chouriço. As pontas foram unidas e lá estavam os nossos mini bolos-rei. Depois devíamos ter pincelado com gema de ovo... mas já não havia ovo e foi mesmo assim, num tabuleiro untado e polvilhado com farinha. No final, enfeitaram a gosto com os restantes frutos secos e as frutas cristalizadas.

Agora pensam, mas a Biblioteca não tem forno para cozer os bolos… Pois não tem, mas temos vizinhos muito simpáticos e sempre disponíveis para ajudar a Biblioteca. Fomos cozer os nossos bolos nas Quatro Talhas.

 
No final trouxemos de novo para a Biblioteca e cada um levou o seu. Não correu às mil maravilhas, porque o forno é industrial e não o conhecemos bem, os que ficaram no fundo do forno vinham um bocadinho mais cozidos, mas mesmo assim estavam saborosos!

 
Agradecemos muito ao Kikas e à Indira Ramos por nos terem proporcionado a conclusão da nossa atividade, deixando-nos usar o forno das Quatro Talhas! Muito obrigado!!!







quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

História do Bolo-rei

Para começarmos a história do Bolo-rei teremos de recuar até aos Romanos. Nas Saturnais elegiam o Rei da Festa votando com favas, também o chamado Rei da Fava. Este voto com as favas terá vindo de um jogo de crianças, cujos votos era feito com favas. Esse jogo seria característico do mês de dezembro, por isso a Igreja Católica começou a relacioná-lo com a Epifania, com os dias 25 de dezembro e 6 de janeiro, relacionado com o dia de Reis, após a criação desse dia.

Entretanto a festa de Reis começou a ser celebrada na corte dos reis de França.
O bolo-rei como nós o conhecemos terá aparecido na corte do rei Luís XIV, de França, nas festas do Ano Novo e no Dia de Reis, aparecendo como Gâteu des Rois, traduzindo à letra como Bolo dos Reis.
Com a Revolução Francesa o bolo foi proibido, mas os pasteleiros não o aboliram completamente, pois eram uma boa fonte de negócio, e deram-lhe outro nome o Gâteus des san-cullottes.

Em Portugal  terá surgido pela primeira vez na Confeitaria Nacional por volta de 1869. Terá vindo com o proprietário, Francisco Júlio Cascai, que trouxera a receita de Paris. A pouco e pouco a receita generalizou-se e outras confeitarias começaram a fazê-lo.

Antigamente tinha fava e um brinde, que no início era um pequeno objecto de porcelana.

A Biblioteca irá tentar fazer um bolo-rei, que serão minis bolos-rei, para que cada criança e jovem  possa fazer o seu próprio bolo-rei.

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 21 fomos a mais uma sessão ao Centro de Dia de Alcaravela.
Terminámos de ler a história Sonhos de Natal de António Mota. Como previsto, gostaram muito da história.
Depois foi a história Uma prenda de Natal, de M. Christina Butler.  Mas também lemos, como não podia deixar de ser, o artigo que saiu no boletim O Sardoal.


quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Doce Natal II- Presente de Natal para o pai

No dia 21 foi a vez de fazermos o presente de Natal para o pai, mas também podia ser para o avô, padrasto ou tio.

Fizemos um porquinho mealheiro, para ajudar a poupar dinheiro.

É muito simples, basta uma garrafa de água de 33cl; cortar uma rolha de cortiça em quatro, para fazer as patas; fazer as narinas com um furador em cartolina amarela; tecido e caneta de acetato.

Com um x-ato foi feito um rasgo na garrafa para as moedas poderem entrar; depois cortámos um pedaço de tecido, mas que não tapasse a garrafa toda, assim vemos melhor as moedas lá dentro. Vimos onde estava o rasgo, para com a tesoura fazermos um rasgo parecido no tecido e colámos à garrafa. Os pedaços de cortiça foram colado, como se fossem patas; e as "narinas" na tampa da garrafa. Depois, na mesma cartolina amarela, cortamos triângulos para fazermos as orelhas. Dobrámos na ponta e colámos. Com a caneta de acetato fizemos os "olhos" na garrafa.

E o nosso porquinho mealheiro estava pronto!

Para finalizar, fizemos um embrulho com papel de jornal e está pronto a ser colocado debaixo da árvore de Natal e dar ao pai.








terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Doce Natal II- Presente de Natal para a mãe

No dia 20 fizemos um presente para a mãe, ou para a avó, nos casos dos irmãos.
Espero que as mães não venham ler entretanto...

Como os tempos não estão fáceis, nada melhor do que fazermos os nossos próprios presentes.

Fizemos uma alfineteira. É muito simples, começamos por recortar círculos de cartão, depois colamos e, por cima, colamos circulos desmaquilhantes. Para ficar mais fofinho, um bocadinho de algodão. Recortamos círculos de feltro azul, para fazer o fundo; uma tira de feltro para colarmos à volta e um pedaço de tecido para colocarmos em cima. Colamos tudo e para terminar, colocamos uma fitinha de seda à volta. Também se podia pregar um botão, uma missanga, ou qualquer outra coisa para decorar.
No final fizeram o embrulho e o laçarote com jornal.












segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Doce Natal II- Carta ao Pai Natal

No primeiro dia do Doce Natal escrevemos uma Carta ao Pai Natal.

Para alguns meninos foi a primeira vez que escreveram uma Carta ao Pai Natal, outros já não escreviam a alguns anos. Ilustraram as cartas com desenhos.

Os pedidos foram os mais diversos, desde brinquedos, livros, filmes, mas também pediram roupa, paz, amor e amizade.

Depois fomos até à estação dos Correios tentar enviar as cartas ao Pai Natal, mas estava lá tanta gente que desistimos e ficou para amanhã.









O Primeiro Postal de Natal

As pessoas perderam o hábito de enviar postais de Natal, agora recorrem ao e-mail ou às sms, mas o primeiro postal de Natal apareceu em Dezembro de 1843, em Inglaterra, há 168 anos.

O director daquele que viria a ser The Victoria and Albert Museum, na altura South Kensington Museum, Sir Henry Cole, pediu ao pintor John Callcott Horsley para o fazer.

Por hábito, Sir Henry Cole escrevia todos os Natais cartas aos seus familiares, amigos e conhecidos, mas devido ao seu trabalho, o tempo era pouco para escrever tantas cartas. Nessa altura era habitual comprar papel de carta com motivos natalicios, ou postais de festas, onde acrescentava as boas festas. Foi a partir daqui que Sir Henry Cole teve a ideia de pedir a um pintor para criar um postal com uma única mensagem que pudesse ser duplicada e enviada a todas as pessoas da sua lista.
A primeira edição destes postais foi colorida à mão, nestes podia ver-se uma família a festejar com a legenda Merry Christmas and a Happy New Hear to You (Feliz Natal e um Próspero Ano Novo para ti).
Os postais que não foram utilizados por Sir Henry, venderam-se na Summerly's, por 1 xelim. Venderam-se muitos postais, cerca de 1000. 

Mas no ano seguinte, Sir Henry não usou o método dos postais, mesmo assim o hábito de enviar postais de Natal rapidamente se espalhou não só por toda Inglaterra, mas também um pouco por todo o mundo.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Actividades nas férias do Natal: Doce Natal II


Na próxima segunda-feira, dia 19 começamos com as actividades das férias do Natal, com o nosso Doce Natal II.

Com é habitual, estas actividades são gratuitas, não há inscrições, qualquer criança pode aparecer e participar. Decorrem das 14h30 às 16h30.

A primeira semana será dedicada em exclusivo ao tema do Natal, incluindo uma actividade ligada à culinária, que eles tanto gostam.
Na semana seguinte, será mais diversa, mas também temos uma actividade ligada aos doces! Por isso designados a actividade de Doce Natal.

Poupar nos Jornais

Como pode poupar nos Jornais?

Uma das sugestões que deixamos é vir à Biblioteca, claro!
É uma excelente forma de poder poupar na leitura de jornais e revistas. Ainda pode requisitar algumas publicações, por exemplo a revista Visão da semana anterior, ou as revistas de bordados dos meses anteriores.

Também pode aceder ao site Jornais do Dia e ler as publicações diárias:


Neste site estão disponíveis gratuitamente as seguintes publicações:

- Correio da Manhã
- Público
- Diário de Notícias
- Jornal de Notícias
- i
Diário Económico
- Negócios
- Oje
- Destak
- A Bola
- Record
- O Jogo

 
Através do link acima colocado, pode subscrever a recepção das publicações no seu e-mail.

Mais uma excelente forma de poupar!

Como poupar no Natal

Pode parecer uma tarefa complicada, quase impossível, mas podemos poupar durante esta época natalícia.

Seguem-se as sugestões que encontramos no site http://www.saberpoupar.com/, um site com muitas dicas pertinentes para aprendermos a poupar.

1.Em vez de comprar enfeites de Natal novos todos os anos, vá rodando o que tem: este ano use apenas as decorações prateadas e vermelhas, deixando as douradas e verdes para o ano seguinte e assim sucessivamente. Não só poupa dinheiro, como fica com a impressão de ter uma nova decoração de Natal todos os anos.

2.Aproveite as horas mais económicas/gratuitas para telefonar aos familiares e amigos a desejar as boas festas.

3.Em vez de telefonar aos familiares e amigos, envie um SMS/MMS ou email divertido a desejar um Feliz Natal.

4.Reutilize as partes em branco de velhos postais de Natal para enviar novos ou para criar enfeites ou etiquetas de Natal originais.

5.Se vai fazer compras de Natal online, tente agrupar o máximo possível de artigos em cada encomenda para evitar vários portes de envio ou então partilhe a encomenda com um familiar/amigo e dividam os portes de envio.

6.Poupar dinheiro no papel de embrulho para os presentes de Natal é tão simples como usar folhas de revistas brilhantes ou até folhas de jornal com um bonito laço colorido. Experimente… vai ver que giro (e barato!) que fica!

7.Esteja atento a todos os folhetos promocionais/cupões que possa receber no correio na altura de Natal para não só comparar preços, como desfrutar das promoções referentes a produtos/presentes que pretende comprar nesta época.

8.Uma despesa de Natal que muitas vezes é esquecida passa pelo dinheiro gasto em combustível e parques de estacionamento nas inúmeras viagens que fazemos para os centros comerciais para efetuar compras. Para poupar dinheiro, tente concentrar todas as compras numa ou duas saídas apenas.

9.Uma das melhores formas de poupar dinheiro em presentes de Natal, é fazê-los em casa, estabelecer um valor limite ou recorrer ao sistema do Pai Natal secreto.

10.Tem muitos convites para festas de Natal, mas não quer gastar dinheiro em roupa nova? Recicle o que tem, criando novos visuais com recurso a acessórios ou então faça uma troca de roupa ao pedir algo emprestado do guarda-roupa da melhor amiga ou irmã.

11.Com tantas festas e convívios a marcar esta quadra, a alimentação acaba por ser uma das áreas em que se gasta mais dinheiro: reduza essa despesa ao comprar ingredientes com antecedência, elaborando menus mais simples e igualmente saborosos ou pedindo que cada convidado traga algo para a festa!

12.Comece a poupar para o Natal o mais cedo possível, colocando de parte o mesmo valor todos os meses. Se tiver ideia de quanto gastou o ano passado, divida esse valor por 12 e comece a poupar esse montante todos os meses a partir de Janeiro.

13.Faça um inventário de possíveis presentes que possa ter recebido no passado e não gostado ou então outros artigos que possa ter comprado e nunca utilizado e pense numa pessoa na sua lista de Natal que poderá gostar de receber esse presente. Re-oferecer (desde que o artigo nunca tenha sido utilizado) é uma tendência crescente, que permite poupar muito dinheiro!

14.Para poupar dinheiro na decoração da mesa de Natal, seja criativo e enfeite a mesa com elementos festivos que já possa ter. Desde taças recheadas de avelãs e chocolates de Natal, a pinhas como marcadores de lugar, não há limites para a criatividade… e para a poupança!

15.Aproveite os saldos de Verão para comprar presentes de Natal mais baratos – o importante é cingir-se a artigos que não serão necessários trocar (livros, CDs, DVDs, jogos, brinquedos, acessórios, gadgets…). Nunca é cedo de mais para começar a comprar presentes de Natal!

16.Evite utilizar o cartão de crédito para pagar as compras de Natal, pois, se souber que o dinheiro está a sair diretamente da sua conta bancária, vai certamente gastar menos do que se comprar a crédito. Outra boa dica para poupar dinheiro no Natal é precisamente pagar tudo com dinheiro vivo.

17.Ofereça presentes de Natal em conjunto com outras pessoas: por exemplo, junte-se aos irmãos para comprar o presente dos pais – o valor é dividido entre todos e todos poupam dinheiro. Em alternativa, em vez de dar um presente ao irmão e outro à cunhada, ofereça um presente ao casal.

18.Uma vez abertos os presentes de Natal, aproveite todo o papel, etiquetas, laços e fitas que estejam em bom estado e passíveis de serem reutilizados no próximo ano.

19.Se quiser renovar as decorações ou até mesmo a árvore de Natal, compre logo a seguir à época, uma vez que até ao final do ano haverá descontos até 80% em grande parte dos artigos de Natal. Assim começa desde logo a poupar dinheiro para o próximo Natal!

20.Elabore um orçamento de Natal e mantenha-se fiel ao mesmo! Bom Natal, boas poupanças!
http://saberpoupar.com/artigos/20-formas-simples-poupar-dinheiro-natal
 
Sugestões simples e que nos vão ajudar a poupar!

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

"Memórias de Natal" - Centro de Dia de Alcaravela

Finalmente podemos divulgar aquilo que fomos fazer numa das nossas visitas ao Centro de Dia de Alcaravela, quando recolhemos testemunhos de como era o Natal noutros tempos.

Como já saiu O Sardoal, chegou ontem fresquinho da gráfica, onde pudemos ver o resultado final, pois além do testemunhos também houve uma sessão fotográfica para ilustrar o artigo.


Por alguns instantes, alguns esqueceram os andarilhos e as canadianas, e apresentaram-se no seu melhor, tal como a imagem ilustra. Cada um tinha como tarefa escolher um objecto relacionado com o Natal e mostrar o seu melhor sorriso.

Todos tiveram direito ao seu momento, por isso, todos saíram, mesmo aqueles que não deram o seu testemunho.

Quem quiser ler o artigo na íntegra, pode clicar no link abaixo:


Aqui ficam as imagens:




Boas Festas

Os Mais de 2011

Como é habitual fizemos as nossas contagens para saber quem foram Os Mais de 2011.

A Rute Alves foi a nossa leitora que mais requisições fez, um total de 68! Logo a seguir vem Marta Santos, com 51 requisições e, curiosamente, em terceiro temos o filho da Marta, o Rodrigo Santos com 36 requisições.


Foram requisitados 913 livros durante o ano de 2011!
O livro mais requisitado foi O Dia em que te esqueci, da Margarida Rebelo Pinto, seguido por A Melodia do Adeus e O Sorriso das Estrelas, ambos de Nicholas Sparks.

Os mais requisitados Infanto-Juvenis foram: A Lua de Joana da Maria Teresa Maia Gonzalez; O Diário de um Banana-2, de Jeff Kinney e As Maçãs do Sr. Peabody, da Madonna.

Já nos DVD's foram requisitados 313 DVD's!
O mais requisitado de todos foi A Princesa e o Sapo. Como fizemos a divisão entre os filmes infantis dos outros, a contagem ficou com o mais visto infantil foi a Princesa e o Sapo, seguido pela A Teia de Carlota e o Mestre Panda: Uma Aventura. Depois seguem-se o Pirata das Caraíbas: a Maldição do Pérola Negra, a Lua Nova e 3 Homens e 3 Bebés.

Gostava de relembrar que estes dados apesar de não parecerem, são extraordinários no nosso pequeno universo, porque estamos perto dos 1000 leitores (vamos nos 961), não temos mais que 20.000 registos e  somos um concelho com 3948 habitantes, segundo os dados preliminares dos Censos de 2011.

A todos os nossos leitores e àqueles que nos visitam, os nossos parabéns! Estamos reralmente todos de parabéns!

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Quartas à Tarde: Tradições

No dia 14 fizemos mais uma actividade das Quartas à Tarde, desta vez dedicada às Tradições.

Sendo este o mês dedicado ao Natal, chegou finalmente à Biblioteca, tal como já chegou à maioria das  casas.
As crianças que participaram na actividade foram as nossas decoradas e decoradores de interiores.
Primeiro montámos a árvore de Natal na sala dos periódicos, ou seja, na entrada...demos conta que a nossa gambiarra não funciona, tivemos de recorrer a uma mais pequena.
Depois foi a parte de enfeitar a àrvore. Ficou muito bonita.

Fomos para a Sala das Crianças, onde montámos outra árvore de Natal e decorámos. Depois foi enfeitar a sala e o corredor com bonecos.

Apenas usámos coisas dos outros anos, esta é também uma forma de poupar, pois não há realmente necessidade de comprar decorações novas todos os anos. E o mais interessante foi usar coisas que tinham feito nos outros anos, por exemplo cd's estragados transformados em enfeites de Natal; pequenas prendas feitas de papel; muitos bonecos desenhados, pintados e recortados que ficaram espalhado um pouco pela Biblioteca; o nosso presépio é também todo feito com outros materiais, como uma embalagem de amaciador líquido, os bonecos são feitos com capsulas de café e bolas de ping-pong e tecidos e uma coroa feita com as mãos das crianças e decoradas com botões..

Assim já cheira a Natal na Biblioteca!