sexta-feira, 2 de abril de 2010

Igrejas e Capelas Enfeitadas de Sardoal

Desde Quinta-feira à tarde até Domingo de Páscoa a vila de Sardoal fica diferente...as igrejas e capelas estão abertas e enfeitadas com tapetes de flores, com desenhos alusivos à Páscoa.

Cada tapete é feito por um grupo de pessoas que se reune e decide qual o desenho a fazer..vão às flores ao campo e aos jardins de casa e fazem o tapete. Este ano a Natureza não ajudou, pois as flores habituais não abriram e foi preciso comprar algumas algumas.

O resultado mesmo assim foi muito muito bonito.












Capela de São Sebastião


Igreja do Convento de Santa Maria da Caridade


Capela Senhor dos Remédios














Capela de Sant'Ana


Capela de Santa Catarina


Capela Nossa Senhora do Carmo












Capela do Espírito Santo

Igreja da Misericórdia

Doce Páscoa IV - Lamparinas

No dia 1 de Abril preparamo-nos para a cerimónia religiosa que ira acontecer à noite: a Porcissão dos Fogaréus. Assim, fizemos lamparinas para enfeitar as varandas da Biblioteca.
Para aproveitar e reutilizar material já usado, a apartir de frascos de doce, de chocolate, salsichas, azeitonas, etc e de latas de fermento, salsichas, milho, etc, fizémos as nossas lamparinas.

O trabalho estava a cargo das crianças, pois tinham de as pintar segundo a imaginação delas. umas pintaram por fora, outras por dentro; as latas foram furadas para deixar passar a luz.

Enquanto ficaram a secar ao sol, fomos fazer um pequeno passei pelas capelas mais próximas da Biblioteca, a Capela do Espírito Santo e a de Nossa Senhora do Carmo, para vermos em primeira mão os tapetes de flores feitos durante a noite anterior.

Regressámos e fomos ver o efeito das velas acesas dentro das lamparinas.

A procissão passa nas ruas velhas e algumas crianças vivem lá ou têm familiares, por isso, essas levaram para casa. As restantes foram colocadas nas varandas.

Esta procissão é uma das mais bonitas que acontecem durante a Semana Santa no Sardoal, a electricidade pública é desligada e as ruas ficam apenas com a iluminação das velas e lamparinas que as pessoas colocam nas varandas e janelas.
























quarta-feira, 31 de março de 2010

III BTT em Sardoal

No dia 28 de Março a vila de Sardoal ficou cheia de bicicletas..mais de 400!!!

A Biblioteca este super envolvida em diferentes frentes: o Ricardo participou no BTT; o Luís organizou o evento e a Susana fez o passeio pedestre "Da Bica à Fonte".
 Fomos fazer um pequeno passeio pedestre de 3km pelas fontes e chafrizes da vila.
O tempo ajudou bastante, pois estava um belo dia de sol!









A chegada quase triunfal do nosso colega Ricardo!

Do Luís não há fotos...andava noutros sítios...


Doce Páscoa III - Folar da Páscoa

Hoje, dia 31 de Março, foi a vez de mais uma actividade muito doce...fizémos folares.

Muitas das crianças não conheciam os folares e nunca tinham feito...nós também não, foi uma aventura.

A receita é super simples: fermento de padeiro, cerca de 40 gr, água morna para dissolver;ovos, raspa de limão; farinha, açúcar; uma pitada de sal e de canela, amassar tudo até descolar da taça.
Cozer ovo, pode ser com casca de cebola para ficar mais escuro...
Depois fazer uma bolinha e colocar no meio o ovo cozido; fazer duas tiras para cruzar sobre o ovo, pincelar com ovo e levar ao forno.
Para esta parte também foi muito importante a Bela, da pastelaria de frente para a Biblioteca; foi lá que os folares cozeram.

Ficaram muito bonitos...depois cada um levou o seu..alguns não conseguiram controlar e comecaram logo ali a comê-los.










Doce Páscoa II - Ovos de Chocolate

No dia seguinte, dia 30 de Março, foi a vez de fazermos coisas doces, muito doces..Ovos de Chocolate...

Explicámos porque razão o ovo é um simbolo da Páscoa, pois ele representa a fertilidade, o nascimento de novas vidas. Curiosamento no início não era o coelho o animal conhecido como símbolo, mas sim a lebre cuja representação é também a de novas vidas.

Esta actividade foi realizada graças a algumas pessoas:
O Rui Dias deu os ovos de coderniz e a Bela onde fomos colocar os ovos no frio da sua pastelaria, para ele solidificarem.

Foi muito simples de fazer, furámos em dois sítios os ovos, soprámos para que o interior saisse e lavámos. Depois, derretemos o chocolate no microondas e com uma seringa (sem a parte de agulha) enchemos os ovos de chocolate.

Uma forma simples e bastante divertida.

Muitos dos ovos ficaram completamente preenchidos e assim, ao retirar a casca, tínhamos um ovo de chocolate!






























Doce Páscoa I - Ovos pintados

No dia 29 de Março demos início às actividades das férias da Páscoa. Elas além de lúdicas, são pedagógicas e tentamos dar a conhecer as tradições.

Para começar fizémos alguns desenhos alusivos à Páscoa...alguns coelhos e ovos...ficaram muito giros.
Depois, pintámos ovos...super divertido.






















































sexta-feira, 26 de março de 2010

Visita Guiada às Igrejas e Capelas de Sardoal

No próximo dia 3 de Abril (sábado) a Biblioteca ira associar-se às festividades da Semana Santa de Sardoal, realizando uma visita guiada pelas igrejas e capelas da vila de Sardoal.
Por esta ocasião, todas as igrejas e capelas estão enfeitadas com tapetes de flores, cujos desenhos estão relacionados com a Páscoa. Cada uma é enfeitada por pessoas que se juntam na quarta-feira à noite para realizarem os tapetes de flores.

É uma excelente oportunidade para visitar o Sardoal, pois tem as capelas e igrejas abertas ao público. Se puderem vir na Quinta-feira Santa tanto melhor, pois será realizada a Procissão dos Fogaréus.
Para mais informações sobre o programa e horários, pode consultar a página da Câmara em www.cm-sardoal.pt .

Pela parte da Biblioteca e do Turismo, será realizada uma visita guiada a todas as igrejas e capelas da vila, intitulada Flores de Fé. Esta visita é gratuita, basta aparecer no Pelourinho pelas 15h. No final, se quiser, ainda poderá acompanhar o recital de música clássica no Centro Cultural Gil Vicente e ver a exposição que lá se encontra.

























A fotografia do cartaz ilustra como são enfeitadas. Esta imagem é um pormenor do tapete de flores que a Capela de Nossa Senhora do Carmo tinha em 2008.

quinta-feira, 25 de março de 2010

William Shakespeare - Autor em Destaque do mês de Abril

William Shakespeare foi baptizado a 26 de Abril de 1564 em Strandford-upon-Avon, Warwickshire, Inglaterra, desconhecendo-se a data do seu nascimento, sendo a mais provável a 23 de Abril, pois era hábito baptizarem os filhos três dias depois do nascimento.
Filho de John Shakespeare, luveiro e depois comerciante de lãs e de Mary Arden, foi o terceiro de oito irmãos.
Terá casado aos 18 anos com Anne Hathaway, tendo três filhos: Susanna e os gémeos Hamlet e Judith.
Conhecem-se 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos entre outros.
Da sua longa obra, destaca-se Romeu e Julieta e Hamlet, de onde ficou célebre a frase: To be or not to be, that’s the question (Ser ou não ser, eis a questão).

Conhecido como o maior escritor inglês, foi dramaturgo e poeta, estando mais activo entre 1590 e 1613.

Morre a 23 de Abril de 1616, na mesma localidade onde nasceu.





Na Biblioteca:



Hamlet
Mercador de Veneza

Comédias

Sonho de Uma Noite de Verão

Romeu e Julieta
Os Sonetos de Shakespeare

(Vasco Graça Moura)

A Sedução dos Sentidos

(Maria Helena Serôdio)