Mostrar mensagens com a etiqueta Espaço Internet. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Espaço Internet. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 12 de Janeiro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram ao Espaço Internet.

Como estamos no mês de Janeiro, escreveram quadras relacionadas com as Janeiras.

Na nossa zona há essa tradição de cantar as Janeiras e os Reis.
Grupos de pessoas juntam-se e vão pelas ruas das localidades cantar.

Estes idosos são da freguesia de Alcaravela, e lá há dois grupos distintos, os que cantam as Janeiras e os Reis.
Assim, escreveram duas quadras com as Janeiras.
Alguns já conseguem escrever sozinhos no computador, outros dizemos quais as teclas que devem carregar para escreverem. No final de contas, são realmente eles que escrevem, com ou sem ajuda.
Levaram impressas as quadras, sempre com muito orgulho!


VAMOS CANTAR AS JANEIRAS
 
ACORDAI SE ESTAIS DORMINDO,

NESSE SONO TÃO PROFUNDO,

A PORTA VOS ESTÃO PEDINDO,

P’LAS ALMAS DO OUTRO MUNDO.

 

AS ESMOLAS QUE NOS DAIS

NÃO JULGUEIS QUE AS COMEMOS

ELAS SÃO DITAS EM MISSAS

PELAS ALMAS QUE LÁ TENDES

(Sr. António e D. Luísa)


As janeiras



Acordai se estais dormindo,

Nesse sono tão profundo,

À porta vos estão pedindo,

P’las almas do outro mundo.


Vamos cantar as janeiras

Vamos cantar as janeiras

Por esses quintais adentro vamos

Às raparigas solteiras.

(Gregório)


O MINHA RICA SENHORA


VENHA VER O QUE CA VAI

VENHA DAR A SUA ESMOLA

SE A SENHORA A QUISER DAR


FICO LHES MUITO OBRIGADO

PELA OFERTA QUE NOS VEM DAR SE PRO ANO FOMOS

VIVOS CA TORNEMOS A VOLTAR

(Sr. Augusto)






















terça-feira, 16 de novembro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 15 de Novembro a Santa Casa da Misericórdia veio ao Espaço Internet.

Para treinarem mais um pouco, escreveram os nomes e um bocadinho daquilo que fizeram na passada quinta-feira, Dia de S. Martinho, pois houve magusto na Santa Casa.
Dois dos utentes já são quases autónomos a escrever no Word, os restantes têm a nossa ajuda.

Aquilo que escreveram:

Luís Manuel Lopes Inácio Pita 
Pisão – Alcaravela – Sardoal
Com 57 anos de idade

Teresa Marques
Vale da Carreira

Festejos do dia S. Martinho na Santa Casa de Misericórdia do Sardoal acompanhado com tarde de fados que por sua vez foi acompanhado de castanhas, sumos e água-pé.


MARIA DE LURDES BAPTISTA JAСINTO


NA QUINTA FEIRA TIVEMOS A FESTA DE S. MARTINHO СOM TODOS OS UTENTES DA S. SANTA СASA.
ESTOU A 17 MESES NA SANTA СASA DE SARDOAL ESTOU MUITO BEM. TENHO TUDO O QUE PREСISO. SÓ СOM FORTE SAUDADE DA MINHA СASA.


JOAQUIM LOPES SIMPLES

NO S.MARTINHO HOUVE MAGUSTO NA SANTA СASA.
СOMI СASTANHAS, FUI AO BAILARIСO.


António Maria Horta Matos
Quintas dos sul, tureira
Murtosa
85anos 19 Dezembro de 1936
São Martinho castanha assada e água-pé e fados dia 11 novembro


Depois fomos visitar a blogue da Santa Casa para veram as novidades que lá havia.

Também o podem fazer através de: http://animacaoscms.blogspot.com/

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 10 de Novembro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram à Biblioteca ao Espaço Internet.

É bastante curioso ver o interesse dos idosos na informática. Um dos senhores já consegue estar sozinho a manusear o computador e vai escrevendo quadras da sua mocidade.

As outras pessoas escreveram os nomes, as idades, as localidades de origem e um pequeno provérbio relacionado com o S. Martinho.
Depois levaram os trabalhos impressos, com direito a uma imagem.






quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 27 de Outubro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram ao Espaço Internet.

Pela primeira vez experimentaram comunicar através do Messenger. Explicou-se que o Messenger servia para comunicar com alguém que estivesse longe (o que não era o caso), podendo conversar através da escrita e ver pela webcam.

Um dos senhores experimentou mas como gosta de aproveitar as suas visitas ao Espaço Internet para escrever, preferiu escrever um bocadinho.

Mais uma vez fica provado que nunca é tarde para aprender.








segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Santa Casa da Misericórdia

No dia 25 de Outubro os idosos da Santa Casa da Misericórdia vieram ao Espaço Internet.
É um grupo que está mais familiarizado com o computador e podem fazer umas "brincadeiras" diferentes.

Foram conversar no Messenger. A animação é sempre a mesma...conversar como se estivessem à distância, através da escrita e com a webcam ligada.

Tal como qualquer pessoa, as conversas são sobre o seu dia-a-dia, se vão ao bailarico, o que andavam a fazer, um dos senhores atrasou-se, foi logo motivo de questionário.´

Diziam que mesmo sem saber ler ou escrever, se fosse noutro tempo, ainda iam conseguir fazê-lo. Gostam "destas coisas" e nota-se uma certa satisfação em aprender a manusear os computadores e estas novas formas de comunicação.










segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Centro de Dia da Alcaravela

No dia 14 de Outubro os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram ao Espaço Internet.

Além de praticarem mais um pouco no manusear do computador, foram ver algumas mensagens  sobre as suas actividades na Biblioteca aqui no blogue e até escreveram alguns comentários.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Centro de Dia de Alcaravela

No dia 26 de Agosto os idosos do Centro de Dia de Alcaravela vieram ao Espaço Internet.

Como é hábito, escreveram no Word algumas coisas. Desta vez escreveram o nome e aquilo que fizeram quando eram mais jovens.

Para ilustrar, fomos à Internet copiar imagens que representassem as suas profissões.

O Sr. Augusto já consegue escrever quase sem ajuda...por isso o trabalho dele é diferente, pois fê-lo sozinho.


















































Alguns dos trabalhos:







































quarta-feira, 21 de julho de 2010

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 20 a Santa Casa veio a mais uma sessão de Informática, desta vez foram visitar o blogue, pois alguns idosos ainda não tinha consultado.

Foram ver as novidades em http://animacaoscms.blogspot.com
Viram as fotografias da grande sardinhada que fizeram no início deste mês na Lapa.

Depois pesquisaram coisas do seu interesse, como cidades estrangeiras onde têm familiares, o Santuário de Fátima, etc.



















































terça-feira, 1 de junho de 2010

Actividade com Santa Casa da Misericórdia



No dia 1 de Junho algumas idosas da Santa Casa da Misericórdia de Sardoal vieram ao Espaço Internet.

Está provado, os idosos gostam mesmo de aprender a manusear o computador e gostam de "conversar" no Messenger!

Desta vez o grupo era constituído apenas por senhoras...que estiveram a trocar mensagens no Messenger. É muito curioso a rapidez de algumas senhoras, alguns jovens escrevem bem mais devagar.

Algumas têm ajuda..pois não sabem ler nem escrever, mas comunicam na mesma; nós ajudamos.
E fazem como se estivessem longe, com a webcam ligada e tudo, até dizem adeus umas às outras.

É realmente interessante ver o interesse dos nossos idosos pelas novas tecnologias.

















































sexta-feira, 28 de maio de 2010

Centro de Dia de Alcaravela



No mesmo dia, mas à tarde, regressaram os idosos do Centro de Dia de Alcarevela.
Como vinham com o tempo um bocadinho contado, pediram para ir ao Espaço Internet. Esse é que não podia faltar!

É curioso, pois podíamos pensar que preferissem uma história, mas agora o bichinho dos computadores também já está instalado nos nossos idosos! Se antes achavam que era uma "coisa" estranha, agora gostam bastante. Mesmo aqueles que não sabem ler, para esses é uma forma de escreverem e de verem aquilo que escrevem. Além do mais, levam sempre numa folha impressa aquilo que escreveram, para grande orgulho deles.

Como ainda estão a dar os primeiro passos, o Word continua a ser o usado. Além do nome, escrevem quadras, canções, orações, etc.

No final, regressaram a Santa Clara, ainda na sua carrinha antiga....continuam a tentar angariar dinheiro para uma nova.



























































terça-feira, 18 de maio de 2010

Actividade com Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

No dia 18 de Maio foi a vez da Santa Casa de Sardoal participar numa actividade. Mais uma vez vieram trocar umas mensagens no Messenger.

Alguns dos idosos ainda nunca tinham participado, foi novamente uma grande animação.

Lá trocaram mensagens, coisas do dia-a-dia, viram-se nas webcam e ficaram de pedir aos familiares os seus e-mails para poderem trocar e-mails.