sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Quartas à Tarde

No dia 23 de Novembro houve mais uma actividade das Quartas à Tarde, desta vez sem tema dedicado, foi uma actividade mais livre que reuniu várias vertentes.

As meninas pediram para fazer malas feitas de ganga, assim aprenderam a reutilizar peças de roupa que já não usam e transformá-las em algo que podem usar por mais algum tempo e não gastar dinheiro na compra de uma nova. E estas ainda têm outra vantagem, são personalizadas, são peças únicas.

Para fazer basta ter umas calças velhas de ganga e cortar a parte superior. Virar das avessas e coser. Quem tiver máquina de costura, fica muito melhor (elas ficaram de reforçar pedindo a alguém para coser à máquina). Ter atenção para ficar direito e sem buracos. Virar das direitas e enfeitar a gosto. Como ainda havia cá alguns botões que tinham sobrado de uma das actividades do verão, cozeram alguns para enfeitar. Aproveitaram as etiquetas também para isso e a alça foi feita com uma trança de ganga. Numa das pernas das calças, cortou-se três tiras; coseu-se uma das pontas com as tiras sobrepostas e depois foi só fazer uma trança. No final deu-se alguns pontos e coseu-se ao interior da mala.

Como já não havia tempo para mais, ficaram de enfeitar com mais coisas em casa.

Foi uma forma de aprenderem a reutilizar roupa que já não servia para nada; a coser e a serem criativas. Além de como já se disse, poupar alguns euros em algo que se tornou numa peça única.

Há alguns anos, quase todas as meninas aprendiam a coser, já não se ia a ualas de costura, como acontecia com as nossas mães e avós, mas nós "desenrascávamo-nos". Eu aprendi com a minha avó que era modista e com a minha mãe, claro. Numa altura em que há tantas revistas e sites com trabalhos feitos à mão, é uma excelente forma de inserir esse gosto. Dá sempre jeito pregar um botão, dar um ponto ou algo mais elaborado. E que tal também ensinar aos meninos?








Sem comentários:

Enviar um comentário