No dia 23 de Novembro fomos ao Centro de Dia de Alcaravela para realizarmos as actividades do Cantinho dos Avós e o Baú das Memórias.
A primeira foi Corre, corre cabacinha, na versão adaptada por António Torrado. Enquanto se ia lendo a história, alguns dos utentes iam dizendo o que ia acontecer a seguir, pois trata-se de uma história tradicional. Alguns disseram logo que se lembravam bem das suas mãe e avós contarem aquela história quando eles eram pequenos. Perguntaram logo se aquele livro ia lá ficar. Sim, porque faz parte do Baú das Memórias, ou seja, livros que ficam lá para que os utentes possam ler ou simplesmente folhear.
Como o Natal está a chegar e como os utentes do Centro de Dia gostam bastante de histórias religiosas, a segunda história foi Natal Menino. Gostaram muito, principalmente das ilustrações.
Depois começámos a ler uma história de Natal, Sonhos de Natal, de António Mota, que só iremos terminar na próxima sessão. Como é longa, mas muito bonita, foi dividida.
Fala-nos do menino Manuel, que vivia em Pedra de Hera, uma aldeia onde nevava muito no inverno. O Manuel vivia com mãe e avó, porque o pai tinha emigrado para o Brasil quando ele tinha apenas alguns meses de vida. O grupo de amigos do Manuel, a Ana, Joana, o Pedro e o Ricardo, gostavam muito de ir a casa do Sr. Afonso comer pataniscas de bacalhau...
Todos os anos ficavam muito entusiasmados com aquilo que o Menino Jesus lhes iria trazer. E esperavam vê-lo a subir a chaminé de suas casas...sim porque era o Menino Jesus quem trazia os presentes de Natal.
O carteiro deixava uma carta à mãe do Manuel, era assim que recebia notícias do seu marido. Naquela altura era a única forma de ter notícias dos familiares, muito antes do telemóvel ou da Internet.
O pai do Manuel mandava sempre mil beijinhos, mas na última não....a última não deixou a mãe primeiro feliz e depois triste, apenas a deixou alegre. Que estranho...
Mas o resto só o saberemos na próxima sessão, também ela na semana do Natal, lá para o dia 21 de Dezembro.
(Nós temos a edição da esquerda do livro Sonhos de Natal, mas já saiu uma nova edição com ilustrações fantásticas de Júlio Vanzeler)
Sem comentários:
Enviar um comentário